Sophia pelo olhar de uma aluna
No dia 11 de outubro, eu e a minha turma assistimos a uma peça de teatro "O Bojador" de Sophia de Mello Breyner Andresen, publicada pela primeira vez em 2000. Esta peça foi representada na Biblioteca Escolar. As personagens são a própria Sophia e o seu filho, Miguel.
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu em 6 de novembro de 1919, no Porto e faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da Língua Portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. O seu corpo foi trasladado para o Panteão Nacional desde 2014. Em Loulé, uma biblioteca tem o seu nome.
Recorrendo a objetos que iam encontrando para representar as personagens e para construir os cenários, a peça conta-nos a aventura de Gil Eanes, navegador que dobrou o Cabo Bojador. Nessa época, as pessoas diziam que quem passasse por esse cabo, não voltava porque para lá do cabo, havia ventos, tempestades e seres monstruosos. Contudo, o Infante D. Henrique não desistiu e enviou numerosos barcos em busca desse cabo. Num desses barcos, embarcou Gil Eanes que prometeu voltar a Portugal quando o tivesse dobrado e assim foi. Em 1434, Gil Eanes foi o primeiro navegador português a ir além do Cabo.
Foi muito agradável assistir à peça, contudo a Biblioteca Escolar não reúne as melhores condições para uma representação teatral, uma vez que ficamos "amontoados" e quem ficou atrás, não conseguia ver os atores nem os cenários.
Luísa Fernandes Parra Santos
8.ºD